terça-feira, 23 de setembro de 2008

A Noite é como o Dia, simplesmente tem menos luz...

No meu tempo de adolescente inconsciente, em que saía todas as 6ªs e Sábados à noite. Quando a minha mãe me dizia: - Oh filho, mas porque raio é que tens de sair à noite e não de dia? (Traduzindo e contextualizando esta pergunta... O que ela queria dizer era: "Por que raio é que vais para os copos todos os fins de semana com os teus amigo?"). Ao que eu lhe respondia: - É pá. Oh mãe! A noite é como o dia simplesmente tem menos luz... E pronto... lá ia eu para os copos com a malta! :)
Hoje em dia tenho de acordar alguns dias às 5:30 da matina, para sair de casa no máximo às 6:20, para apanhar o autocarro. Então comecei a ver que eu nessa altura era um grande lírico!
Por uma simples razão.
É embora às 6 da matina esteja já o sol a nascer, tenho de apanhar o autocarro para ir para a universidade... é pá... e eu gosto do meu curso, mas a minha ideia em relação ao mundo a essa hora é uma cena cooooommmmmpletamente à parte do que costuma ser no dia-a-dia, mas depois do meio dia, claro. E depois, para além daqueles putos nerds que vão para a escola todos os dias com grande entusiasmo(coisa que acho muito bem...), o resto do pessoal que vai no autocarro vai com cara de enterro. :-\ Até há aqueles que dormem dentro do autocarro... (Confesso que de vez enquando faço parte desse grupo. :-\ ).
Temos ocasionalmente a senhora com a voz esganiçada que fala mais alto que a música de um carro do Xunning e que conta a vida dos vizinhos, da sobrinha, da tia, da nora, do cunhado, do sogro, o quanto má era a sogra... E por vezes falam de estar à 3 anos a receber subsídio de desemprego e ter passado 2 propostas de trabalho que não quis e que depois do desemprego passa para a reforma...
A seguir do autocarro vem o comboio. Aí toda a gente vai práticamente calada. Só se ouve o barulho do comboio e ocasionalmente... o "ressonar" de alguém. Mas é raro, porque ainda há algum barulho dentro do comboio, a menos que o "ressonador" esteja mesmo ao meu lado. O que pode ser um pouco mau, porque alguns deixam baba e ocasionalmente caiem para o lado e babam o companheiro que vai calmamente a ler o jornal do Destak(Nunca babei ninguém, ou se babei não me lembro... :-\ ). E isto é para quem consegue cadeira para se sentar, porque a maioria vai de pé, ou sentados nas escadas e nem num sitio nem no outro dá para dormir.
Em seguida passo ao metro, mas este é mesmo um pulinho até à minha estação de destino. Aí sim que se pode dizer só a parte que o Dia é maisssss ou menossssss como a noite, porque enquanto a malta anda no subterrâneo, não dá para ver se é de dia ou de noite. Coitados dos condutores do metro. :-( Passam assim parte das vidas deles sem verem o sol. :-(
E normalmente quando chego à Universidade já é dia, o sol já subiu uns quantos graus. E pronto...
É só isto. Agora podem desligar esta página e irem trabalhar ou fazer o que estavam a fazer antes de teres despendido tempo a ler isto.................................................................................................................................(ronc...)(sssssshhhh) (rrrrrrrrrrrrr)..............................................................

1 comentário:

Sonia Mangerona disse...

É uma desvantagem de estar na Capital. Tal como diz um amigo nosso: "sair de Lisboa inplica perder dinheiro mas ganhar qualidade de vida"...