segunda-feira, 18 de julho de 2011

É pá... continuo sem perceber... E ninguém me sabe explicar!

Eu sou da área científica, como penso que já referi em posts anteriores.
Na ciência, na minha área que é a física, fazemos modelos do Universo, isto é. Tentamos explicar porque razão um carro trava quando pisamos o travão, porque razão é que quando se vai de mota nos temos de deitar nas curvas, porque razão os planetas orbitam o sol, porque é que uma data de cenas funciona e como funciona. Mas a ciência não é infalível, pelo contrário.
Existem teorias que mais tarde se vêm a descobrir que são completamente falsas e são abandonadas. Como por exemplo os epicíclos que foi a tentativa que Ptolomeu fez para explicar o movimento dos planetas, baseado no geocentrismo.
Durante muito tempo esta teoria foi aceite. Mas depois com Galileu apareceu uma nova ideia o héliocentrismo. E essa teoria consegue explicar melhor o movimento dos planetas. Sabemos que orbitam o Sol. E as luas orbitam planetas.
A física clássica ainda hoje explica muito bem fenómenos de corpos grandes e que se movem a baixa velocidade. Mas nos finais do sec XIX, inícios do sec XX, descobriu-se que para corpos muito pequenos, era necessário uma nova teoria, apareceu a Mecânica Quântica. Descobriu-se ainda que para velocidades muito altas, já perto da velocidade da luz era necessário outra teoria e apareceu a Relatividade.
Quando uma teoria científica falha ou mostra-se insuficiente. Os cientistas explicam porque é que falhou, onde é que falhou e finalmente tentam fazer uma nova teoria que funcione mediante o que estamos a observar.
Pronto... Isto é um micro-retrato, muito grosseiro da ciência, por ainda há mais, mas não é necessário, porque só usei estas poucas linhas para ilustrar o que vem a seguir.
Tendo este percurso... que ainda não acabou. E crescendo nesta maneira de ver o mundo...
Tenho uma tremenda dificuldade em compreender os políticos. Começo a achar mesmo que aquilo é um tacho e que realmente andam a brincar com os Portugueses.
Porque, vamos lá ver. Vão sacrificar o subsídio de Natal a quem tem contracto. Quem não tem e tá a recibos verdes... passa um pouco ao lado porque já é sacrificado o suficiente. Vão aumentar os impostos. E o objectivo é levantar o país. Sinceramente até aí... é pá... se é mesmo, mesmo, mesmo necessário... ok! Que remédio...

Agora não entendo mesmo é:
1- O Primeiro Ministro vem para a televisão acusar o antigo governo de ter desviado cerca de 2 mil milhões de euros(2.000.000.000€). Mas não mostra provas nem desse desaparecimento, nem de como chegou a essa conclusão.

2- Pelo que ouvi na televisão a semana passada, parece-me que existem instituições em Portugal a fazerem negócios milionários e com dívidas aos bancos ENORMES, como duzentos milhões de euros (200.000.000€)(Corresponde a 10% do valor referido na alínea acima...) e mesmo assim afirmam na televisão à cara suja que ainda têm dinheiro para continuar a fazer contratações milionárias. Sim estou a falar do caso do Sporting. Com tais dívidas qualquer outra instituição já tinha falido.

3- Será que o estado recebe algum dinheiro destas transacções de jogadores? É que não sei mesmo. E se não recebe, vá que lhe apliquem um imposto qualquer, o estado já ganha uma bela fatia.

4- As parcerias... Há obras que já se arrastam à tanto tempo, que eu não acredito como é que o estado não pede indemnizações ou compensações por demora. Acho que seria altura de começar a reavaliar a sério os trabalhos destes parceiros e a começar a cobrar as falhas. Porque sinceramente passam-se um pouco da risca.

5- A semana passada apareceu também na televisão um Sr. que trabalhou em prospecção e disse que havia gás natural ao largo da costa algarvia. E que a concessão da exploração dessas reservas foram dadas aos espanhóis. Temos também um filão de ouro algures para o norte que a concessão de exploração foi dada acho que foi a uma empresa canadiana?!?!
Temos ainda Urânio... É pá... sinceramente temos recursos caramba. Como é que podemos estar assim tão mal?!?
Porque razão é que o estado em vez de andar a enterrar milhões como anda a fazer não investe na exploração destes recursos nem que seja para diminuir as importações.

Sinceramente não compreendo o pensamento dos políticos, nem dos economistas...
E interrogo-me a mim próprio o que raio anda esta gente a fazer.
Isto é tudo por lobbies??? São assim tão vendidos??? Ou são simplesmente incompetentes?

Link

Sem comentários: