segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A interacção Eu-Suporte Técnico de Operadores de Internet...

Adoro fazer chamadas para os suportes técnicos dos ISPs...
O meu Amor Plãnctónico pelos Suportes Técnicos dos ISPs começou com uma operadora que já desapareceu, que eu não vou dizer que é a Es0t3r1c4 em 1997.
Passo portanto a reportar a interacção telefónica.
Piiiiiiiip... Piiiiiiiiiip... Piiiiiiiiiip... Clink!

Operador: - Es0t3r1c4 Boa Noite... Em que posso ser útil?

Eu: - (A minha identificação, nome, numero de telefone e nome de utilizador...)

Eu: - Boa noite... tenho um problema que é... Estava muito bem a navegar na internet e a falar com um bacano através do IRC, que me estava a ajudar. Derrepente cai a ligação... Eu refaço a ligação e... portanto agora tenho o modem ligado à internet, mas não tenho acesso a nada, simplesmente estou ligado ao ponto de acesso via telefónica e nada...

Operador: - Ok. Portanto... abra sff o painel de controlo e vá às ligações, veja as opções do TCP...

Eu: - Ok...

(Neste parêntisis segue-se a checklist normal que eles fazem...)

Operador: - Agora reinicie o computador sff.

(Reinicio o computador... mais 4 minutos para fechar e reiniciar a porra do windows 95)

Eu: - Pois... continua igual...

Operador: - O Sr. disse que tava no IRC?

Eu: - Sim.

Operador: - Então isso foi um ataque que sofreu e que lhe danificou a parte do TCP...
(Um ataque??? Danificou o TCP??? :-\ huuuummmm... )

Operador: - Vai ter de reinstalar a parte do TCP.
(Huuummmm... reinstalar o TCP!!! Pois... Eu passo a explicar. Nesta altura era muito rara a pessoa que tinha um CD do 95 em casa. Normalmente as lojas instalavam o OS no disco e já está. Aqui está uma bela maneira de se descartar do cliente! ;-) Lindo não é? )

Eu: - Aaaaaaaaaaaaah... E então podia dizer-me sff que tipo de ataque foi? É que um dos que faz isso é à porta 139, ou seja NETBIOS e eu tenho essa porta fechada... Um Jolt ou um Nestea crashavam-me o computador coisa que não se sucedeu... Pode então dizer-me o que pode ter sido?

Operador: - Pois isso não sei, terá de perguntar aos seus colegas do IRC.
(Pois... Bem... Eu se atacasse um gajo que não curtisse não lhe iria dizer: - Olha... ataquei-te ao port 139, porque és totó o suficiente para deixares essa merd* aberta, é bem feito, morre cão!
Bem... a ultima parte do "é bem feito" e "morre cão"... essas duas eram capazes de sair da minha boca na altura, e sairam com um idiota de Lx que cometeu um gravissimo erro de entrar no computador de uma amiga minha com uma porra de um trojan (Este é o tipo de gajos que se intitulam de hakarus e que me dão um nojo do c*r*lh*! ) e que começou a escutar as comunicações e depois veio chamar-me nomes... Logo safou-se porque tava atrás de uma BNC no IST, mas eu avisei-o que ele não estaria sempre atrás do IST e que um dia eu caçava-o, e aconteceu no dia seguinte!!! X-DDDDD pagou 10 chamadas extra à PT, porque o computador dele desligou-se da internet 10 vezes. Até que ele pediu tréguas e pediu a minha amiga para falar comigo para eu parar! :-\ Opsss... acontece... devia ter ido abaixo 20 ou 30 vezes. Mas já não faço essas coisas... :-\ os routers dos ISPs já não permitem pequenas bricadeiras como... manipulação a um nivel engraçado aos headers dos pacotes... :-((((( )

Eu: - Aaaaaaaaah ok. Então e... eu tava a falar com alguém que me estava a ajudar num trabalho, como é que faço agora?

Operador: - Amanhã leva o computador à loja. Posso ser útil em mais alguma coisa?

Eu: - Não, muito obrigado... e boa noite.

Depois pensei é pá... este gajo tá a endrominar-me. Vou reiniciar em linux e vou ver o que se passa. :-\
Reiniciei em linux... E qual não é o meu espanto quando deu a mesma merd*!!! :-)
Voltei a telefonar para o suporte técnico dessa antiga ISP que não vou dizer que era a Es0t3r1c4...

Piiiiiiiip... Piiiiiiiiiip... Piiiiiiiiiip... Clink!

Operador: - Es0t3r1c4 Boa Noite... Em que posso ser útil?

Eu: - (A minha identificação, nome, numero de telefone e nome de utilizador...)

Eu: - Boa noite. Olhe... eu liguei praí à pouco porque ligo-me à internet e quer dizer, o vosso ponto de acesso atende a chamada, mas na realidade eu não estou ligado, não tenho acesso a nada e o vosso colega à pouco disse-me que o problema era do windows... e eu agora estou em linux e está igual! Portanto descarta a ideia de ser culpa do sistema operativo, e a minha linha telefonica está operacional.

Operador: - Pois, mas nós não damos assistência a linux.

Eu: - Mas eu disse que no linux está a passar-se o mesmo que no windows.

Operador: - Espere só um momento sff...

Eu: - ok.

(Passado mais 5 minutos de espera com uma musica foleira que passou pelo menos 2 vezes e que me começou a irritar inicialmente e no fim então nem se fala...)

Operador: - Desculpe a espera... Realmente estamos com um problema no ponto de acesso da sua zona...

Eu: - Ok. Obrigado. E diga-me uma coisa, quando é que isto estará resolvido?

Operador: - No máximo amanhã de manhã.

Eu: - Ok. Obrigado. Boa noite!

...

Análise da situação.
Os gajos andaram a endrominar-me mais de 20 minutos em chamadas com verificações desnecessárias, e culpando a minha máquina... certo????... Ceeeeeeeeeerrrrto!
Então... em vez de estarem com tangas, não seria mais honesto verificar logo o estado do ponto de acesso e pouparem-me 15 minutos de chamada? :-\

Segundo evento...
Ano: 2005, verão...

Um belo dia estava em casa ligado à intermete a 4Mb... O porno chega mais rápido que a 28.8kbps! :-p
Quando derrepente começa a minha gateway a desligar-se(A minha gateway é um debian num Pentium a 450MHz com 128MB de RAM), vou ao /var/log/daemons.log e aquilo tinha lá linhas que demonstravam falha no sincronismo da linha.
Como qualquer pessoa... Telefonei para o suporte técnico do ISP, que não vou dizer que é o S4p0...

Piiiiiiiip... Piiiiiiiiiip... Piiiiiiiiiip... Clink!

Operador: - S4p0 ADSL Boa Noite...

Eu: - (A minha identificação, nome, numero de telefone e nome de utilizador...)

Eu: - Boa noite... Olhe tenho um problema, o meu modem está a perder o sincronismo.

Operador: - Então sff... podia ir ao painel de controlos?

Eu: - Desculpe mas eu estou em linux, e...

Operador: - Desculpe mas não damos assistência a linux. Só a windows.

Eu: - Mas o que está a acontecer é que o meu modem inicializa, com os parâmetros correctos...

Operador: - Desculpe, já lhe disse, não damos assistência a linux.

Eu: - Podia passar-me para o próximo nivel de assistência técnica sff?

Operador: - O meu supervisor está a dizer que não damos acesso a linux. Posso ser util em mais alguma coisa?

Eu: - Não, Obrigado... Boa Noite!

É pá... quando tenho um computador com dois OS, sempre podemos verificar um pouco a qualidade do operador que nos atende e do suporte técnico, não é???
Então... Eu liguei o modem ao computador com windows, instalei os drivers... configurei tudinhu(comu si dis em brázilêiru!!!)! E tentei fazer a ligação... :-\
Qual não foi o meu espanto, quando nem foi preciso tentar fazer a ligação, pois o modem não sincronizava! :-)
Liguei para lá novamente para saber o que se passava e quando é que aquilo estava resolvido.

Piiiiiiiip... Piiiiiiiiiip... Piiiiiiiiiip... Clink!

Operador: - S4p0 ADSL Boa Noite...

Eu: - Boa noite. Olhe eu liguei para aí à pouco, porque estou com problemas de sincronismo na linha e o seu colega disse-me que não davam assistência a linux, o que é caso é que eu liguei o modem num computador em windows e ele não está a sincronizar.

Operador: - Estou a falar com...?

Eu: - (A minha identificação, nome, numero de telefone e nome de utilizador...)

Operador: - Então pode chamar o painel de controlo... ?

Eu: - O problema está no sincronismo... está tudo instalado como deve ser, mas o modem não sincroniza... E no linux que não tem nada a ver com o windows acontece o mesmo, mostra que há um problema com o sincronismo.

Operador: - Pode ser um problema da sua linha telefónica, vou pedir para mandarem um técnico à sua casa para ver o estado da sua linha.

Eu: - Quando é que o técnico passa por aqui, sff?

Operador: - Amanhã possivelmente. Posso ser útil em mais alguma questão?

Eu: - Não. É só... Obrigado, boa noite!

No dia seguinte passou o técnico de manhã cedo.
Teve a tentar ligar o portatil dele com o meu modem e a minha linha, depois ligou para a PT...
Conclusão... Uma placa TSLAM tinha dado o peido mor... deixando uma data de users sem net.
E eu perdi mais cerca de 15 minutos ao telefone com o suporte técnico. Mas... Foram rápidos a resolver, demoraram 2 ou 3 dias.

Passado praí uma semana tive o meu rebuçado... :-)
Telefonaram-me para avaliar o suporte técnico! hhiihihihihhiihhihihihi!!!
Completamente chumbado! Deram-me asas para soltar as minhas revoltas acerca do suporte técnico... :-)
Depois disso senti-me... ufffff... aliviado como se tivesse estado à 2 semanas para ir à casa de banho e derrepente entrei a correr botei as calças abaixo e caguei!

Agora à pouco tempo, tive 5 chamadas para o suporte técnico da 7MN, primeiro porque estou a usar a internet a metade da largura de banda contratada. Já reportei isso, e tentaram endrominar-me cada um com uma desculpa diferente.
Depois, instalei o Windoze Má Vista 64bits.
Instalei o modem e... o software não para de reiniciar o modem... pois...
Errrrr... mas parece-me que um dos argumentos que usaram para me vender o modem era que ele tava preparado para o Má Vista... :-\
Enfim... Telefonei 3 vezes... um dos operadores disse que tinham uma falha total na minha zona... e no dia seguinte disseram-me passado mais 2 chamadas que não havia suporte para o Má Vista versão 64bits. Mas que estranho... :-\ já existe tanta gente com um processador de 64bits... e... práticamente todos os OS têm versões para processadores de 64 bit né...?
Estas três chamadas eu não vou dar mais detalhes, porque estou cansado de escrever e vocês de ler...
Mas cortaram o meu barato hoje. Porque quando me telefonaram para pedir a avaliação do suporte técnico eu estava no metro e pedi para ligar passado 10 minutos e não voltaram a ligar. :-( PORRA!

Chega de revolta por hoje. Fogo esta não teve mesmo piada nenhuma! :-\
Enfim... É mais uma das minhas revoltas...
Pufff... :-\
...
...
...

1 comentário:

Vanessa disse...

sim...mas mesmo assim tens sorte. se suspeitarem que é mulher, das primeiras coisas que perguntam e quais as luzinhas que estão a piscar no modem, mesmo se lhe dissermos que ta tudo ok com ele e que o problema é deles... como compreendo a tua revolta