quarta-feira, 7 de março de 2007

A evolução da vida... De onde vamos e para onde viemos... :-\

De onde vamos... e para onde viemos...?
Eu sei que esta frase é um pouco estranha, mas acho que socialmente está bem metida. Quem discordar, azar!
Uma vez estava sentado num café algures na minha cidade Natal... Rodeado de amigos meus... E veio um assunto para a mesa, que era. Será que existe vida extraterrestre?
Cada um proferiu a sua sentença acerca do assunto, tivemos a ver as ideias do médico, as ideias da arquitecta, as ideias da biotecnóloga, e quando chegou às minhas ideias, que tenho algum interesse e tempo despendido a ler, ver programas do Discovery e do Canal Historia, é pá! Mandam-me calar, dizendo: - Lá vais tu contar a história do Universo desde o início...
É pá... e eu calei-me! Porque sinceramente, acho que um médico percebe melhor de informática, que um engenheiro informático, e que de certeza que um padeiro consegue desenhar melhor um prédio que um arquitecto! Mas isso é lógico e toda a gente sabe!
Então... no ínicio dos tempos, ou seja mesmo quando o tempo t0 = 0. É uma grande bosta, porque ninguém sabe o que se passou, só se sabe o que se passou depois do 10^-43(Dez elevado a menos quarenta e três) do segundo. Do instante 0 mesmo até ao 10^-43 do segundo, ninguém faz puto ideia do que se passou. Pode-se inventar, pode-se teorizar... o facto é que não existe ninguém neste planeta que saiba mesmo o que se passou!
Nos primeiros segundos o Universo expande-se a uma velocidade enormissima, existe quem diga que foi a uma velocidade superior à da luz. Mas isto não pode ser visto bem assim, pois temos de ter em atenção que aí estava a ser criado o espaço e o tempo, e a velocidade depende de ambos, portanto... não sei se será muito correcto estimar velocidade nessa situação.
Nos primeiros segundos o Universo ao expandir-se e ao arrefecer, permite a criação de algumas partículas, núcleos, electrões... Mas ainda temos uma temperatura muito elevada para haver núcleos electronicamente estáveis. Só alguns milhares de anos depois é que o Universo arrefece o suficiente para termos os primeiros núcleos electronicamente estáveis. Onde já tinhamos os núcleos (Protões e Neutrões) a serem orbitados pelos electrões...
Apartir daqui começam a aparecer aglomerados de matéria em certas zonas do espaço. Aparecem as primeiras estrelas grandes, que começam a fundir os átomos pequenos em átomos cada vez mais pesados, onde se inclui os elementos de que nós somos feitos. Outros elementos para além do Ferro, são criados após a morte das primeiras estrelas.
As primeiras estrelas ao morrerem, enriquecem nuvens de gás e poeira que posteriormente darão origem a outras estrelas já com a possibilidade de terem planetas a orbitar.
No nosso caso aqui no planeta Terra, que estamos fazendo um belo trabalho na sua destruição!...
Calhou, que a Terra se encontra numa zona do sistema solar, que é a "zona habitável", que se caracteriza por uma zona onde existem uma temperatura boa, para que exista água no estado liquido. Aqui tivemos um meio excelente para que reacções químicas se dessem, de forma a aparecerem moléculas cada vez mais complexas, que mais tarde dariam origem ao DNA, que por sua vez deu origem aos primeiros seres unicelulares, que evoluíram para as primeiras formas de vida aquáticas. Que mais tarde sairam dos mares... ufff... (Perem só um pouco... deixem-me respirar... Ok podemos continuar!) E que por sua vez povoaram os continentes dando origem a formas de vida cada vez mais complexas, chegando a bichos enormes que vagueavam pela terra. E que uma estúpida catástrofe eliminou! :-\ Veio um calhau dos céus. Colidiu com o planeta, deu-nos um golfo e perdemos uma data de dinossauros! :-\ Será que a troca foi boa? :-/ Quer dizer... Se ainda houvessem dinossauros hoje em dia, possivelmente eu não estaria aqui a escrever este blog, ou então, não com esta aparência linda... maravilhosa... de Adónis! Vai na volta era um réptil com unhas grandes, a minha casa seria... errr... uma caverna... talvez, num sei... digo eu... Ou então por um estúpido acaso, os mamíferos tinham avançado mais que os dinossauros, e eu agora em vez de ter uma cadelinha como companhia, tinha um tiranossauro! :-) Seria possivelmente mais divertido, e melhor como cão guarda! :-\ O lixado seria limpar a bosta do bicho... :-\ Enfim... não se pode ter tudo, não é? :-\
Avançando um pouco mais no tempo...
Os dinossauros foram com o cacete, ficaram os pequenos mamíferos, que mais tarde deram origem aos nossos primos afastados, que andaram muitos anos a saltitar de ramo em ramo nas arvores, a comer pequenos frutos e talvez insectos.(Aaargh! Nojo! Ao menos deve ser estaladiço... :-\ Bem... se eles comiam, devia ser bom na altura... :-\ )
Mais tarde com as mudanças ambientais, tiveram de se adaptar, mudando a postura. Ficando... Erectus(Não estou a falar de erecto lá em baixo, estou a falar de levantarem-se... Não Não e não! Não estou a falar de levantar lá em baixo! :-\ )... Porra... Isto tá a ficar um texto comprido! Vou meter o warp e avançar!
Daí desses macacos avançamos para o Homo Sapiens, mas pelo meio descobriram o fogo, amandaram muitas quecas, e tal... também as sociedades evoluíram das simples e insignificantes tribos para as grandes civilizações e acho que foi mais ou menos apartir daqui que isto descambou bastante! Porque antes, o pessoal só se preocupava em caçar, sobreviver e f... nicar... E agora já tinhamos de nos preocupar com mais cenas. Como por exemplo, sei lá... O que é que me falta? Ouro? O meu vizinho tem mais ouro? Então se o poder invadir, eu invado! :-|
Ou por exemplo... é pá esta... sinceramente até teve a sua piada de tão ridícula que é, então imaginem, que houve um povo que em nome de Deus, fez cruzadas e que mataram uma carrada de gente! :-\ Sim... realmente não tem muita piada concordo. Mas isto não é nada, uns anitos mais à frente prenderam um homem por ele dizer que a terra não era o centro do Universo e que andava à roda do Sol! E como se isto não bastasse, houve mesmo um que foi parar à fogueira! tssss... E tudo em nome de Deus! :-\ Não me recordo de ver na Bíblia: - Ficareis estúpidos e ignorantes enquanto estiverdes na terra.
E também não me lembro de ver: - Mata o próximo, especialmente se o próximo for diferente de ti, ou o achares estranho! :-\
Ou então: - Não cobiçarás a mulher do próximo, se o próximo estiver à distância de te pregar um selo na testa! (Ok... esta eu inventei uma beka!)
As coisas continuaram a avançar, de qualquer maneira o conservadorismo da altura foi o responsável pela ignorância instaurada por toda a Europa, e as pessoas era convidadas a manterem-se ignorantes, senão iam parar à fogueira! (Deve ter sido mais ou menos aqui que alguém exclamou: - Na ignorância reside a felicidade!!!)
Bem... Nesta altura ainda haviam umas quantas ideias que se podia tentar compreender, tais como o bairrismo extremo. Que passa por todos os estrangeiros são maus, e só quem vale são os que falam a mesma língua que eu, e que têm os mesmos valores culturais! :-\ Havia necessidade de proteger as terras e as proprias civilizações, hoje, bem... Não é tanto assim com o grau de desenvolvimento tecnológico que temos, existem pessoas e bens a circularem por todo o planeta em menos de 48 horas. Mas voltando um pouco atrás à época das fogueiras ainda... Nesta altura, a maior parte dos casamentos eram arranjados, não havia tanta liberdade como há hoje, e o pessoal pensava... "É pá... ali aquele gajo ali do lado tem um exercito maior que o meu, se lhe der na cabeça invade-me esta cena aqui, e depois é mau! :-\ Já sei, o gajo tem 45 anos, mas eu dou-lhe a minha filha em casamento que por mero acaso só tem 15!(Nasce aqui a pedofilia legal! Que felizmente mais tarde ficou ilegal!)". Ou seja para assegurar a sobrevivência de muitos, sacrificava-se 1 ou 2... Pensando bem. Não era mau negócio, a menos que o sacrificado fosse eu! :-) E assim tinham uma maneira de assegurar um pouco a paz! :-\
Há bem pouco tempo, digamos... perto de 1940, houve um idiota(rapaz com muitas ideias!), que conseguiu mover um povo inteiro para a guerra através do Dom da Palavra! :-\ Em seguida através do Dom da Tecnologia, invadiu grande parte da Europa, matou uma carrada de gente, quase limpou uma etnia inteira. Felizmente em 1945 a Europa foi salva das garras do rapaz cheio de ideias. :-\ Infelizmente antes que toda esta pasmaceira acabasse, houve outro povo que tava na guerra com um terceiro povo, que se lembrou, o que era giro mesmo era que tivéssemos maneiras de arrasar uma cidade inteira enquanto o diabo esfrega um olho. :-\ E conseguíram criar uma bomba com essa capacidade. Aliás criaram duas, uma pior que a outra! E lançaram a primeira... Apagaram uma cidade inteira da face da Terra em menos de 5 segundos, matando milhares de pessoas instantaneamente, e deixando mais uns quantos milhares à beira da morte.
Em seguida um General(Um idiota de posto alto, portanto!), num acesso de inteligência divina, fez um referendo à comunidade cientifica que trabalhara na construção das bombas, para perguntar quem é que queria um teste, antes de lançar a 2ª bomba. A resposta do referendo foi que quase toda a gente queria o teste antes do lançamento. Então o que é que o idiota de posto alto faz? Esconde a resposta do referendo e deixa que lancem a 2ª Bomba, apagando mais uma cidade da face do planeta, e matando mais uns quantos milhares de pessoas inocentes!
(Obliterar uma cidade por dia dá saúde e alegria...) Pouco depois a guerra acaba, GRANDE SORTE! uffaaa... Era a ultima bomba que tinham, se os outros não se convencessem que a guerra tinha de acabar, era um pouco chato... enfim...
Com os tempos a mudar, a tecnologia a mudar, mudam também os princípios das pessoas e chegamos a um ponto em que conseguimos fazer exactamente todos os erros que cometemos no passado, mas pior ainda! :-\
Ora vamos ver... Na antiguidade quando havia uma escaramuça entre clans, matavam-se pessoas às centenas, podendo chegar aos milhares!
Hoje quando há uma guerra temos a capacidade de matar aos milhões, eficazmente e rapidamente! E não precisamos de andar à paulada com ninguém, não corremos o risco de espetar uma pua da madeira no dedo, por exemplo!
Na antiguidade, o homem tinha princípios bem vincados. Sentido de honra...
Hoje em dia, os princípios que se observam mais é: Se eu me safar melhor, o resto que se f*da! Lambe-se as botas ao patrão e se conseguirmos sabotar o trabalho do colega e passarmos por cima dele, melhor ainda! :-\ Ainda englobado nesta parte dos princípios, caiu em desuso a cena dos casamentos arranjados e por interesse, para melhorar o estatuto social das familias. Apareceram os casamentos por interesse e para benefício de uma das partes, tipo:"Arranjei carro com namorado...", ou então "É pá, granda sorte que tive, saiu-me o euromilhões, casei-me com uma velha rica!" :-x
Para finalizar, depois das atrocidades da 2ª Guerra Mundial, continuamos com dois problemas que deviam ter acabado no fim da guerra.

1- Ainda existe um grupo de idiotas desmiolados que pensam que existe uma raça que deve ser dominante.
Oh minha cambada de idiotas aliterados! Raças?!?!?!? A humanidade é só uma, e isolar uma população a nível genético possivelmente trás mais problemas que propriamente ganhos! Vão propagando as falhas entre as gerações, em vez de ter a influência exterior e permitir que essa população ganhe novas características e que evolua a nível biológico!

2- Para finalizar, e com grande tristeza minha, o povo que mais sofreu durante a 2ª Guerra Mundial, hoje em dia comete algumas das maiores barbaridades, fazendo o mesmo aos seus vizinhos que lhes fizeram a eles na 2ª Guerra.

Com isto tudo e se tiveram paciência suficiente para ler até ao fim...
Já viram no que uma conversa de café que se passou à muitos anos deu?...
Com isto tudo, uma coisa posso dizer, se há vida inteligente no Universo, então se forem mesmo, mesmo, mesmo inteligentes... Não vêm cá! :-\

Sem comentários: